Quem Somos

Quem Somos


ROTARY CLUBE DO LOBITO

image31.jpg

HISTÓRIA

Fundado aos 09/11/2011 Clube N° 84160

Clube Padrinho – Rotary Club de Luanda

 

O Rotary Clube de Luanda com objectivo de aumentar o movimento rotário em Angola indicou o companheiro Manuel Inácio Correia no sentido de se criar um Rotary Clube na cidade de Benguela. Durante alguns meses com várias tentativas e sem sucesso o companheiro Manuel Correia direccionou as suas baterias para a cidade do Lobito.

image

Na realidade o marco histórico da nossa existência teve como essência no documento acima . Com base neste a reunião  realizou-se no Hotel Terminus às 19 h e 30 minutos tendo comparecido a mesma  apenas quatro pessoas: Manuel Correia, Isabel Correia, José Barata , Jorge Crisóstomo . A mesma teve como objectivo transmitir conhecimentos básico sobre o Rotary Internacional . No final da mesma ficou agendada  outra reunião para a semana seguinte no mesmo dia,horário e local tendo comparecido à mesma : Manuel Inácio , Jorge Crisóstomo , Edine Costa , Felisbela Crisóstomo , Paula Vidigueira , Filomena Quaresma, Paula Costa , Aquiles de Carvalho e Teresa Costa .

A medida que as semanas foram passando e com a presença destes companheiros o grupo passou a designar- se como Núcleo do Rotary Clube do Lobito.

Aos 23 de Setembro de 2010  o Rotary Club de Luanda deslocou-se a nossa cidade do Lobito com o intuído de festejar mais um aniversário  club e de admitir no Rotary Internacional (RI) os primeiros sete companheiros deste clube (ver imagem abaixo). Com esta primeira admissão deslumbrava-se uma luz no fundo do túnel para o surgimento de mais um Rotary  Clube em Angola.

7 primeiros empossados

Com o decorrer das semanas  mais companheiros foram se integrando com o ideal de servir o próximo . Esta adesão  permitiu que se regista-se em menos de dois meses  a segunda admissão de mais nove companheiros ver imagem que se segue. Importa referir que esta admissao permitiu que o clube se desigan-se de Rotary Clube Provisório do Lobito em vez de Núcleo do Rotary Clube do lobito.

Back Camera

O clube foi crescendo permitindo uma terceira admissão de dez sócios. Com esta admissão o clube passou a contar no seu quadro social com vinte cinco companheiros sendo esta uma das condições do RI para reconhecer o nosso Clube.

image

Não tardou muito, aos  09-11-2011 fomos reconhecidos pelo Rotary Internacional (RI) através   da Carta Constitucional  conferindo nos como membros do RI com o número 84160 . Em Dezembro de 2011 a Carta Constitucional do RI foi-nos entregue pelo Govenador do Distrito em visita ao nosso Clube durante um jantar realizado no Hotel  Terminus , logo após ter dado posse a primeira Presidente do nosso Clube 2011-2012 a companheira Filomena Quaresma . A imagem que se segue retrata este evento histórico,  não só para o clube mas também para o movimento rotário em Angola.

image

Após  a entrega da Carta Constitucional e na qualidade de Rotary Clube do Lobito ja se fizeram quatro novas admissões de  sócios como se pode observar nas imagens que se seguem.

quinta Admissao de Socios
Quinta Admissão de Sócios
Sesta Admissao de Socios
Sesta Admissão de Sócios

O clube reconhece a dedicação , o carinho e o espírito de sacrificio das companheiras, Arlete de Sousa  e, em particular de Florinda Carneiro na qualidade de madrinha   do Club .

Continuamos a crescer não só em número , mas também em experiência e em projectos de impacto ambiental e humanitário.

 MISSÃO

O Rotary Clube do Lobito será reconhecido pela prestação de serviços humanitários assegurando: o crescimento absoluto do quadro associativo, os níveis de actuação na comunidade nas vertentes educação, saúde, meio ambiente e na participação nos programas de Rotary Internacional e da Fundação Rotária .

GALERIA DOS PRESIDENTES DO CLUBE


 

 myimage.jpeg
myimage.jpeg

Filomena Quaresma – Presidente Rotary Clube do Lobito 2011-2012

myimage.jpeg
myimage.jpeg

Jorge Crisostomo- Presidente do Rotary Clube do Lobito 2012-2013

myimage.jpeg
myimage.jpeg
myimage.jpeg

Manuel Correia-Presidente do Rotary Clube do Lobito 2013-2014

Tomada de posse de Edine Costa
Tomada de posse de Edine Costa
Edine Costa - Presidente do Clube 2014-2015
Edine Costa – Presidente do Clube 2014-2015

Edine Costa – Presidente 2014-2015

ADMISSÃO DE SEIS NOVOS SÓCIOS


Agosto- mês do Desenvolvimento do Quadro Social e Expansão.
O Rotary Clube do Lobito, dentro da dinâmica que tem vindo a implementar desde a sua exitência, e no cumprimento de uma das grandes orientações do Rotary Internacional (RI),aos 13 de Agosto do corrente mês aumentou o seu quadro social de vinte quatro para trinta sócios representativos.

Isto tem sido possível, porque os sócios se têm empenhado nesta tarefa, uns mais que outros, lembrando-se dos seus amigos, parentes ou conhecidos e que o olhem com os olhos do Rotary,usando o bom senso e a creatividade, tomando por base, particularmente, os seguintes princípios:

– de que necessitamos de sócios que respeitem as nossas tradições, mas que tenham os olhos no futuro.
– Precisamos de sócios de todos os tipos, homens, mulheres, jovens e mais velhos, com qualidades de liderança.
– Precisamos de líderes prontos a aceitar responsabilidades.
– Precisamos de sócios que proponham novas ideias.
– E também precisamos de sócios que verdadeiramente queiram participar das reuniões, que queiram estar informados, que queiram conhecer as normas do Rotary.

Novos sócio representativos do Rotary Clube do Lobito

Os companheiros recentemente admitidos pelo Rotary Clube do Lobito, e incritos no RI de facto reunem estes pricípios :
1- Rui Fernandes, jornalista e tendo como padrinho a comp. Elizabeth João
2- Faustino Cacuma, empresário e tendo como padrinho o comp. António Adão
3- Francisco Garcia, empresário tendo como padrinho o comp. Jorge Crisóstomo
4- Isabel Correia, empresária tendo como padrinho o comp. Manuel Correia.
5- Daniela Quaresma, Psicóloga Clínica, tendo como madrinha Filomena Quaresma
6-Hernany Suco, oficial das FAA tendo como madrinha Filomena Quaresma

Sem dúvida que os seis novos sócios, identificam-se com os valores do Rotary e compartilham o ideal de servir, facto demonstrado e comprovado antes das suas admissões no RI , com assiduidade as reuniões e pelo seu empenho e integração em actividades levadas acabo pelo clube, assim como nos transmitem a esperança de trazerem novas ideias, energia e diversidade ao clube. Os novos sócios foram empossados sob o lema deste ano rotário “Servir Rotary, Transformar Vidas” e estamos convictos que eles serão agentes dessa transformação , agindo na melhoria das condições de vida das comunidades, sobretudo as mais carentes em busca da Paz. Além disso, são capazes de transformar as nossas esperanças em realidades vivas, através do nosso lema ” Dar se Si Antes de Pensar Em Si”trabalhemos junto nossas esperanças e façamos a humanidade mais feliz.

O importante a reter neste capítulo é de que a responsabilidade pelo aumento e manutenção do quadro social não deve ficar somente a cargo da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Social do Clube. É um dever e uma obrigação de todos os sócios.

Por outro lado, muito to embora o Conselho Director do Rotary International tenha destacado este mês como um mês especial dedicado ao assunto, faz-se mister que a preocupação em procurar e propor novos sócios seja permanente.

É muito importante que cada Rotário ou Rotária se consciencialize desta responsabilidade, pois a estagnação leva ao marasmo, e consequentemente dificulta a retenção, traduzindo-se na actual crise do RI.