HISTÓRIA DO ROTARY CLUBE DO LOBITO

Fundado aos 09/11/2011 Clube N° 84160

Clube Padrinho – Rotary Club de Luanda

O Rotary Clube de Luanda com objectivo de aumentar o movimento rotário em Angola indicou o companheiro Manuel Inácio Correia no sentido de se criar um Rotary Clube na cidade de Benguela. Durante alguns meses com várias tentativas e sem sucesso o companheiro Manuel Correia direccionou as suas baterias para a cidade do Lobito.

Primeira Admissao de Socios Fundadores 2010
Primeira Admissao de Socios Fundadores 2010

Na realidade o marco histórico da nossa existência teve como essência no documento acima . Com base neste a reunião realizou-se no Hotel Terminus às 19 h e 30 minutos tendo comparecido a mesma apenas quatro pessoas: Manuel Correia, Isabel Correia, José Barata , Jorge Crisóstomo . A mesma teve como objectivo transmitir conhecimentos básico sobre o Rotary Internacional . No final da mesma ficou agendada outra reunião para a semana seguinte no mesmo dia,horário e local tendo comparecido à mesma : Manuel Inácio , Jorge Crisóstomo , Edine Costa , Felisbela Crisóstomo , Paula Vidigueira , Filomena Quaresma, Paula Costa , Aquiles de Carvalho e Teresa Costa .

Primeira Admissao de Socios Fundadores
Primeira Admissão de Socios Fundadores

A medida que as semanas foram passando e com a presença destes companheiros o grupo passou a designar- se como Núcleo do Rotary Clube do Lobito.

Aos 23 de Setembro de 2010 o Rotary Club de Luanda deslocou-se a nossa cidade do Lobito com o intuído de festejar mais um aniversário club e de admitir no Rotary Internacional (RI) os primeiros sete companheiros deste clube (ver imagens acima). Com esta primeira admissão deslumbrava-se uma luz no fundo do túnel para o surgimento de mais um Rotary Clube em Angola.

Com o decorrer das semanas mais companheiros foram se integrando com o ideal de servir o próximo . Esta adesão permitiu que se regista-se em menos de dois meses a segunda admissão de mais nove companheiros ver imagem que se segue. Importa referir que esta admissao permitiu que o clube se desigan-se de Rotary Clube Provisório do Lobito em vez de Núcleo do Rotary Clube do lobito.

Segunda Admissao de Socios Fundadores
Segunda Admissão de Socios Fundadores
Segunda Admissão de Sócios Fundadrores
Segunda Admissão de Sócios Fundadores

O clube foi crescendo permitindo uma terceira admissão de dez sócios. Com esta admissão o clube passou a contar no seu quadro social com vinte cinco companheiros sendo esta uma das condições do RI para reconhecer o nosso Clube.

Terceira Admissao de socios fundadores
Terceira Admissao de socios fundadores

Não tardou muito, aos 09-11-2011 fomos reconhecidos pelo Rotary Internacional (RI) através da Carta Constitucional conferindo nos como membros do RI com o número 84160 . Em Dezembro de 2011 a Carta Constitucional do RI foi-nos entregue pelo Govenador do Distrito em visita ao nosso Clube durante um jantar realizado no Hotel Terminus , logo após ter dado posse a primeira Presidente do nosso Clube 2011-2012 a companheira Filomena Quaresma . A imagem que se segue retrata este evento histórico, não só para o clube mas também para o movimento rotário em Angola.

Governador do Distrito entrega da Carta Constitucional a Primeira Presidente do Clube
Governador do Distrito entrega da Carta Constitucional a Primeira Presidente do Clube

Após a entrega da Carta Constitucional e na qualidade de Rotary Clube do Lobito ja se fizeram quatro novas admissões de sócios como se pode observar nas imagens que se seguem.

Tomada de Posse da Primeira Presidente do RCL
Tomada de Posse da Primeira Presidente do RCL

quinta Admissao de Socios
Quinta Admissão de Sócios
Sesta Admissao de Socios
Sesta Admissão de Sócios
O clube reconhece a dedicação , o carinho e o espírito de sacrificio das companheiras, Arlete de Sousa e, em particular de Florinda Carneiro na qualidade de madrinha do Club .

Continuamos a crescer não só em número , mas também em experiência e em projectos de impacto ambiental e humanitário.

 NOSSA MISSÃO

O Rotary Clube do Lobito será reconhecido pela prestação de serviços humanitários assegurando: o crescimento absoluto do quadro associativo, os níveis de actuação na comunidade nas vertentes educação, saúde, meio ambiente e na participação nos programas de Rotary Internacional e da Fundação Rotária .