OBJECTIVO DO ROTARY INTERNACIONAL


 

  ISTO É ROTARY INTERNACIONAL 

 

image138.jpg

 

Rotary International

O Rotary International  é a associação de Rotary Clubs do Mundo Inteiro. O Rotary é uma organização de líderes de negócios, comunitarios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, através da Prova Quádrupla e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Rotary Club é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos, filantrópico e social.

Os rotarios são sócios de seus respectivos Rotary Clubs, os quais, por sua vez, são membros do Rotary Internationa

Os propósitos do RI são:
– Incentivar, promover, propagar e superintender o Rotary no mundo todo; coordenar, e, de modo geral, dirigir as suas atividades.

Definição

“Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo”.

Significado

Rotary é um adjetivo do idioma inglês, equivalente a rotativo, giratório, circulatório. Os associados fundadores desta grande organização que é hoje o ROTARY INTERNATIONAL, optaram pelo nome ROTARY porque as suas primeiras reuniões eram feitas em rodízio, cada vez no local de trabalho de um dos associados.

Objetivo

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de Servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

  • Primeiro: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
  • Segundo: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
  • Terceiro: A melhoria da comunidade, pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e particular;
  • Quarto: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Seu lema principal é: Dar de Si Antes de Pensar em Si.

 

História

O ROTARY nasceu no início do século passado, em Chicago – cidade então dominada pela ignorância e egoísmo, crimes e vícios – por inspiração do jovem advogado Paul Percy Harris que, em sua solidão, percebeu a urgente necessidade das pessoas de fazerem amigos que se ajudassem mutuamente.
Certa noite, após jantar em casa de um amigo, Paul Harris foi por ele apresentado aos vizinhos e pôde constatar que as amizades existentes eram exclusivamente profissionais.
Percebeu então, que podia transformar alguns de seus clientes em verdadeiros amigos.
Dedicou-se a um estudo analítico da “Vida dos Negócios” e resolveu fundar um Clube de Homens de Negócios e Profissionais, para desenvolverem entre si relações de companheirismo e amizade.
Convidou três de seus clientes: Gustavus Loerh – Engenheiro de Minas, Hirarn Shorem – Alfaiate e Silvester Schiele – Comerciante de Carvão, para, com ele próprio, serem os fundadores do Clube.
Reuniram-se pela primeira vez no escritório de Silvester Schiele e decidiram que o quadro social do Clube seria composto por uma pessoa de cada ramo de negócio ou profissão evitando, assim, concorrência entre os seus membros.
Em 23 de fevereiro de 1905 realizou-se a primeira reunião e a instalação do Rotary Club de Chicago, sendo eleito para presidente, Silvester Schiele.
Em 1907, Paul Harris foi eleito Presidente do Rotary Club de Chicago e sua principal meta de trabalho foi desenvolver o quadro social de seu Clube e estender o movimento Rotário a outras cidades, dirigindo-o à prestação de serviços à comunidade.
O objetivo inicial do Rotary que era o “Auxílio Mútuo” é acrescido e suplantado pelo “Ideal de servir”, visando especialmente a Paz Mundial.
Nessa ocasião vários Rotary Clubs foram fundados, em diferentes cidades.
Em 1910 realizou-se a 1ª Convenção de Rotary, onde foi criada a Associação Nacional de Rotary Clubs.
O Rotary torna-se internacional com a fundação do Rotary Club Winnipeg-Canadá.
Em 1912 a Associação Nacional de Rotary Clubs passa a denominar-se Associação Internacional de Rotary Clubs, contando já com 50 Clubes.
São criados os primeiros Distritos-regiões onde está sediado determinado número de Rotary Clubs que são supervisionados por um Governador.
Os limites dos Distritos de Rotary não correspondem aos limites geográficos existentes; um distrito pode abranger parte de um país ou Estado, ou pode abranger parte de um, dois ou mais países ou Estados e será desmembrado sempre que o número de Clubes atingir determinado limite.
Em 1922 a Associação Internacional de Rotary Clubs passou a denominar-se Rotary International. A partir dai o Rotary tem vindo a crescer pois actualmente, existem mais de 1.2 milhão de rotarios  associados a mais de 32.400 Rotary Clubs espalhados por  mais de 200 países do mundo.

Os rotary clubs de Angola ( Rotary Club de Luanda , Rotary Club de Luanda Sul e Rotary Clube do Lobito ) fazem parte do Distrito 9350 , onde tambem fazem parte os rotary clubs da Republica da Namibia , e os da regiao Ocidental da Africa do Sul.

Você sabia?

O Rotary International é a única representação não-governamental que tem cadeira permanente na Organização das Nações Unidas.

 

A Fundação Rotária do Rotary International é a principal organização não governamental sem fins lucrativos do mundo, promovendo a paz e a compreensão mundial através de programas internacionais humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural.

A Fundação Rotária é patrocinada exclusivamente por doações de rotarianos e outros que compartilham a visão de um mundo melhor. As contribuições para o Fundo Anual de Programas são investidas durante três anos, sendo os rendimentos obtidos também utilizados para cobrir os custos administrativos da entidade, isto é, os dólares doados financiam os nossos programas três anos mais tarde. As doações feitas ao Fundo Permanente permanecem continuamente investidas, e apenas os juros resultantes são usados em apoio aos programas.

A Fundação teve início em 1917 com um fundo de dotações com o objetivo de fazer o bem no mundo. Embora a Fundação Rotária tenha sido oficialmente estabelecida em 1928. Todos os subsídios da Fundação Rotária são iniciados por clubes.

Deixe o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s