MARÇO MÊS DA ALFABETIZAÇÃO


A educação básica e alfabetização têm sido uma das nossas principais áreas de enfoque nos últimos tempos.

O domínio das letras transforma a vida de uma pessoa. Saber ler e escrever, algo comum para muitos de nós, e ao qual nem damos tanta importância, pode abrir as portas de um emprego, gerar fonte de renda estável e dar esperança de futuro melhor àqueles que lutam para sair do ciclo da pobreza. Com base nisto, há mais de duas décadas o Rotary Internacional tem promovido a alfabetização e a Fundação Rotária tem fornecido milhões de dólares para financiar projetos nesta área.

Março é o Mês da Alfabetização no Rotary, momento de analisar o que os clubes podem fazer para aumentar a taxa de alfabetização local e internacionalmente. Menos de 30% da população mundial sabe ler e escrever, sendo que a grande maioria de analfabetos é formada por mulheres e meninas, as quais, por sua vez, deixam de ensinar seus filhos a ler e escrever perpetuando, assim, este ciclo infame. Mesmo nos países ricos podemos encontrar escolas que não estão conseguindo ensinar o básico para os alunos, e há muitos adultos cujas habilidades de escrita e leitura não são suficientes para contribuir positivamente à sociedade.

O nosso país não foge a regra , pois apesar dos grandes esforços que o executivo angolano tem vindo a realizar no periodo pós guerra na construção de escolas por todo o território nacional , ainda existem muitas crianças fora do sistema de ensino. No nosso municipio do Lobito exitem muitos centros de alfabetização para adultos. O nosso Rotary Clube desde a sua exitência que tem vindo apoiar algumas instituições escolares .

Neste mês de Março visitou a Escola Emaculada de Coração de Maria localizada na cidade do Lobito Bairro da Cabaia , tendo ofertado cadernos e outro material escolar , e doou um cheque no valor de AKZ 50.000,00 ( cinquenta mil kwanzas) para construir um jango que irá funcionar como sala de aulas para alfabetizar adultos do sexo feminino daquele bairro e arredores, uma vez que estas aulas actualmente estarem a ser dadas a céu aberto por professores daquela instituição.

Deixe o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s