DISCURSO TOMADA DE POSSE 2012- 2013


DISCURSO TOMADA DE POSSE

myimage.jpeg

Caros companheiros, caros convidados, minhas senhoras meus  senhores.

Bem vindos a transmissão de tarefas do Presidente do Rotary Clube do Lobito 2012-2013. É uma honra contar com uma mesa tão rica e com extraordinária participação de companheiros e amigos.
Assumo hoje, honrosamente, o lugar de Presidente do Rotary Clube do Lobito. Por isso, estou muito feliz. Certamente, um dos dias mais felizes da minha vida, tal qual quando conheci a companheira Felisbela Crisóstomo e com ela me casei. Mulher carinhosa, amiga, conselheira e companheira de todas as horas.
Feliz pelo facto de todos os companheiros terem depositado em mim, confiança para conduzir o destino do nosso clube pois, sem me conhecerem como rotario não hesitaram na minha indicação, facto que reforça ainda mais o meu empenho e dedicação à todas as causas pelo clube abraçadas.

Estou feliz, porque esta Escola de vida que se chama Rotary, que nos ensina cidadania, ética, solidariedade, companheirismo e tantas outras disciplinas inerentes aos homens de bem, que nos faz distinguir dos demais.
É nos momentos difíceis que mais se justifica a nossa solidariedade e que mostramos ser realmente “ companheiros”.
Apesar do meu empenho, tenho limitações. É indispensável contar com trabalho dedicado de todos os companheiros integrantes do Clube, com o apoio dos nossos parceiros e da sociedade civil, na concretização dos objectivos a que nos propomos.
Para que o nosso Clube se torne mais actuante devemos estar unidos, comunicar-nos e, de nos inteirar mais sobre as nossas acções humanitárias, educacionais, sociais na nossa comunidade, província e no país a fim de que possamos levar ao conhecimento da sociedade a imagem pública do Rotary. Para que possamos ser bem sucedidos, impõem-se mudanças de comportamento e maior senso de responsabilidade no nosso seio. O historiador Henry Steele dizia “a mudança não garante o progresso, mas o progresso implacavelmente requer mudanças”. Estamos todos convictos, de que a direcção anterior deste Rotary Clube fez grandes progressos, na organização do clube e no desenvolvimento de actividades humanitárias que nos permitiu atingir o actual estado de credibilidade perante aos nossos parceiros e a sociedade. Esta será indubitavelmente a forma de obtermos resultados positivos e enaltecer o nosso Clube, dignificando simultaneamente todo o Movimento Rotário.
Caros companheiros sendo o lema rotário : “Dar de Si Antes de Pensar Em Si” iremos com certeza continuar a deparar-nos com situações de carência, de fragilidades na nossa comunidade ao qual tentaremos responder com o habitual espírito de solidariedade e dentro das nossas possibilidades. Sendo este lema o mais importante do Rotary, subentendemos de que quando doamos conhecimento, tornarmo-nos mais sábios. Quando doamos amor, tornamo-nos mais amados. Quando proporcionamos felicidade aos outros, tornamo-nos mais felizes. Para seguirmos plenamente este lema precisamos de liderança, companheirismo, diversidade, integridade e Serviços Humanitários o que fazem do Rotary uma instituição exemplar, admirada e respeitada internacionalmente. Entretanto esses valores não são exclusividade do Rotary e dos rotários. Há muitas pessoas que comungam desses valores. Neste sentido apelo à todos os companheiros de identificá-las e trazê-las para compartilhar o Ideal de Servir.

No mandato que agora se inicia, conto particularmente, como companheiro presidente, com os companheiros que compõem o nosso concelho Director:
· Filomena Quaresma Passe Presidente
· José Augusto – Director do Protocolo
· Teresa Costa – Secretaria
· Edine Costa -Tesoureira
· António Semedo – Presidente das comissões
· Manuel Correia – Presidente Eleito

Faremos tudo para que o Plano Anual de Actividades seja o retrato do clube, e que represente de forma simples e objectiva, as possibilidades reais e os anseios dos seus associados.
Na escala de prioridade as actividades mais importantes são:
· Aumentar o Quadro Social do Clube; (sentimos a necessidade de adicionar novas profissões);
· Contribuir para a Fundação Rotária;
· Participar activamente no Programa da Polio Plus rumo a erradicação da poliomielite no planeta terra;
· Dar continuidade do projecto HTA e com regularidade.
· Colocar no ar o Site do Clube;
· Criar a curto prazo o Boletim do Clube com periodicidade mensal;
· Continuar a trabalhar com o nosso principal parceiro, a Administração Municipal do Lobito (campanhas de limpeza, arborização, Poda de Arvores e outros que possam surgir a favor da comunidade e dos mais desfavorecidos );
· Ao longo deste ano rotário pretendemos organizar ciclos de palestras inspiradoras, informativas e inovadoras, abertas a comunidade, com objectivo de divulgar conhecimento e riqueza cultural;
· Continuar com os projectos de apoio aos centros de alfabetização de adultos nomeadamente o “ Centro de Alfabetização Paulo Pequeno “ cito no Morro da Rádio pelo que oportunamente endereço os meus sinceros agradecimentos ao companheiro José Augusto pelo seu empenho nesta matéria;
· Dar sequência ao apoio à missão da Missão da Hanha –Municipio do Cubal e elaborar projectos de artes e ofícios ( costura e carpintaria ) de forma faseada para que possamos contemplar os jovens daquela missão e arredores;
· Apoiar e dar inicio a outros tantos projectos em benefícios das comunidades;
· Aumentar o nível de conhecimento de todos os associados em matéria de Rotary através de palestras;
· Seguir rigidamente os regulamentos e normas do Rotary Internacional no que concerne aos nossos direitos e responsabilidades com esta instituição centenária;

Contudo, não seria muito ético da minha parte terminar a minha intervenção sem fazer referência a mensagem do Presidente do Rotary Internacional 2012-2013 Sakuji Tanaka relacionadas com o lema deste ano “Paz Através do Servir “ das quais passo a citar algumas:
“A paz, é algo que podemos encontrar e alcançar a cada dia e de maneira muito simples. Independentemente de sua definição, é uma meta verdadeira e realista para o Rotary. A paz não é algo que pode ser alcançada apenas por tratados, por governos ou por actos heróicos. Ela pode ser definida como um estado de ausência de guerra, violência e medo. Significa não estar em risco de fome ou perseguição ou em estado de miséria. Paz pode significar liberdade de expressão e pensamento, liberdade de opinião e de escolha. Pode representar segurança e confiança no futuro, ou seja uma vida e um lar numa sociedade estável”.

Em jeito de conclusão, gostaria de vos dizer “ conto com todos os companheiros, juntos vamos contribuir para que o nosso Clube seja mais actuante, mais forte, pois unamo-nos em torno das causas nobres do movimento rotário, estimulando e fomentando o ideal de servir, com base no empreendimento digno, com vista à construção de um mundo mais solidário e fraterno.
Termino com uma palavra de incentivo e de esperança: Vamos ser todos muito positivos. Os resultados hão de aparecer, pois “Nenhum de Nós é Melhor Que Todos Nós Juntos .
A Madre Teresa tivera dito :” o que eu posso fazer, tu não podes. O que tu podes fazer, eu não posso. As necessidades são grandes e ninguém, inclusive eu, consegue fazer grandes coisas. Mas podemos fazer pequenas coisas com muito amor e juntos faremos algo maravilhoso “ Estas palavras para mim sintetizam de que devemos trabalhar em parceria.
Caros companheiros, sabemos que em Rotary não se agradece, mas como estou entre amigos, atrevo-me a desejar-vos uma continuação de boa noite e muito obrigado pela vossa presença e não se esqueçam “ Nenhum de Nós é Melhor Que Todos Nós Juntos “

Deixe o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s