ÁRVORE É VIDA


As árvores são importantes porque para além de ser o habitat de várias espécies vivas, sobretudo as de médio e grande porte,são fundamentais para a vida em uma cidade.
Partindo deste pressuposto , o Rotary Clube do Lobito na qualidade de parceiro da Administração Municipal do Lobito , tem vindo a minimizar a carência de árvores na nossa bela cidade do Lobito. Deste modo o Rotary Clube do Lobito tem comprado e plantando árvores nos locais indicados pela a Administração Municipal.

A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES NAS RUAS DA CIDADE

Assim como o fornecimento de energia eléctrica com qualidade contribui decisivamente para o desenvolvimento social e económico, a arborização urbana constitui elemento de suma
importância para a obtenção de níveis satisfatórios de qualidade de vida.

Dentre os vários aspectos positivos da arborização urbana, destacam-se a importância das árvores como filtro ambiental, reduzindo os níveis de poluição do ar através da fotossíntese; a mitigação da poluição sonora pelos obstáculos que oferece à propagação das ondas sonoras; o equilíbrio da temperatura ambiente graças à sombra e evapo-transpiração que realiza; a redução da velocidade dos ventos; a redução do impacto das chuvas; a atracção para a avifauna e, sobretudo, a harmonia paisagística e ambiental do espaço urbano.

No entanto, a relação entre a arborização e os demais elementos do espaço urbano vem, em boa parte dos casos, sendo processada de modo extremamente conflituoso, no qual cada um
dos indivíduos passa a representar obstáculo à presença do outro.

Isto porque a arborização urbana, implantada de forma mal planeada ou mal conduzida, pode acarretar, dentre outros, os seguintes problemas: interrupções no fornecimento de energia; perda da eficiência da iluminação pública; entupimento de calhas e esgotos; danos aos muros e telhados e dificuldades para a passagem de veículos ou pedestres. Tais aspectos fazem com que a actividade de poda passe a constituir-se em exercício indispensável à manutenção de razoáveis padrões urbanísticos.

Entretanto, esta medida vai, pouco a pouco, apresentando resultados menos eficientes. Isto porque tais podas, realizadas de forma aleatória e sem o emprego de ferramentas e técnicas adequadas, acabam por induzir ao crescimento desordenado e acelerado das espécies vegetais.

Portanto, a moderna abordagem da questão da arborização urbana não mais está restrita a função meramente acessória dentre os elementos que compõem o espaço urbano; sua importância, de carácter estrutural, deve estar presente no planeamento integrado da cidade e o modelo adoptado, com seus prós e contras, uma opção definida pela sociedade.

Conhecendo então as vantagens oferecidas por uma boa gestão na arborização, se faz necessário lembrar que a participação da população é vital. Portanto, cuidemos bem de nossas árvores e plantemos outras mais, em pró de nossa própria qualidade de vida.

Este tema em si levanta uma outra questão que tem a ver com a quase inexistência de espaços verdes na cidade do Lobito. Temos a constar em quase toda a cidade problemas com dificuldades de as viaturas estacinarem e a impossibilidade de se caminhar nos passeios, por não se efecturem podas de crescimento e de manutenção.

Plantação de árvores em toda a extensão na Rua Faria Leal – Bairro Comercial , Lobito

A imagem abaixo retrata a parceria entre Administração Municipal do Lobito e o Rotary Clube do Lobito. A pedido da nossa Administração o Rotary Clube do Lobito acedeu prontamente a sua solicitação. Fez-se a marcação no passeio os locais para abertura de buracos para plantação de árvores.

Marcação do futuro Local de Plantação Árvores efectuada pelo Rotary Clube do Lobito com a presença do seu Administrador Municipal Mestre Amaro Ricardo

Companheiras Felisbela Crisostomo e Elizabeth também participram activamente.

Mestre Amaro Ricardo Administrador Municipal do Lobito também participou na Campanha de arborização levada a acabo pelo Rotary Clube do Lobito

Jorge Kapusso Comandante Municipal do Lobito da Policia Nacional também fez se presente

Jorge Crisóstomo Presidente do Rotary Clube do Lobito preparando-se para plantar

As árvores são seres vivos que nascem, crescem, se reproduzem e morrem!

Respeitar a natureza é respeitar a vida!

Alegria estampada nos rostos de todos aqueles que deram um pouco do seu tempo , sem pensarem si , com o sentido de mais tarefa cumprida em prol da comunidade do Lobito.

As árvores são o maior patrimônio ambiental que existem nas cidades, pois elas abrigam os pássaros que espalham as sementes, que comem os insetos. Elas dão sombra e diminuem a temperatura, aí fica bem mais gostoso andar nas cidades.
Já o velho ditado diz que ” Sombra É Como Água Fresca”

2 thoughts on “ÁRVORE É VIDA

  1. Olá companheiros Rotary Club de Lobito. Parabéns pelo sucesso de seus trabalhos em sua comunidade. Meu nome é Solange Messias e sou sócia do Rotary Club Ourinhos Integração, distrito 4620 ,na cidade de Ourinhos- São Paulo -Brasil. Pelas imagens vejo um clube dinâmico,unido em prol da comunidade e muito bem organizado.Abraços rotários e Deus abençoe à todos.

    1. Obrigada Solange, pelo o elogio o nos encoraja a melhorar as nossas acções humanitárias. De qualquer modo poderíamos trocar experiência , uma vez que nos apenas existimos há dois anos.
      Eu sou o Jorge Crisóstomo e Past Presidente, o meu email é: jacrisostomo7@gmail.com.
      Saudações rotárias

Deixe o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s