Plano Estratégico Rotary Internacional


Os três grandes objectivos do Rotary Internacional em relação ao seu Plano Estrátegico são:
1- Fortalecer e Apoiar os Clubes,
2- Dar mais enfoque e expansão aos Serviços Humanitários,
3- Aumentar a projecção da Imagem Pública do Rotary Internacional
Neste contexto o Rotary Clube do Lobito, tem vindo a cumprir com estes objectivos, dando particular atenção aos Serviços Humanitários, nomeadamente nas vertente Saúde e Educação Básica.
No campo de prevenção e tratamento de doenças todos os últimos sabados de cada mês, tem realizado campanhas de rasteio de H.T.A. ( Hipertensão Arterial) sob o lema “CUIDE DO SEU CORAÇÃO MEÇA A SUA TENSÃO ARTERIAL”. Neste mês de Setembro dia 29 nós rotários do Lobito deslocamos nos à Comuna do Dombe Grande , Municipio da Baia Farta para mais uma actidade voluntária. Fomos bem recebidos pelas autoridades governamentais, tendo a nossa actividade sido acompanhada e apoiada pelo chefe de Secção de Saúde. Um enorme satisfação para todos nós , depois de termos percorrido cerca de 90 km da cidade do Lobito e por termos sido brindados por uma grande afluência da população no controlo da sua Tensão Arterial.

A HTA ( Hipertensão Arterial ) é um sério problema de saúde pública em Angola por atingir população muito jovem . As suas complicações são várias e muitas das quais com sequelas irreversíveis.. A HTA não controlada pode provocar morte súbita, ( AVC) acidentes vasculares cerebrais, insuficiência cardiaca e insuficiência renal.
No sentido de reduzir o impacto das complicações e sequelas, o Rotary Clube do Lobito, através destas campanhas de rasteio ,trata, educa e incentiva mudanças no estilo de vida, dos hábitos dietéticos ou seja dimininuição da ingestão de sal e a necessiade de se praticar exercícios fisícos.Por último é fornecido um folheto onde estão plamados os concelhos recebidos.

As imagens confirmam a afluência da população a nossa prestação de serviços de saúde e humanitários.

Do universo de 252 ( duzentos e cinqüenta e dois ) foram detectados cerca de 52( cinqüenta e dois ) hipertensos com níveis tensionais elevadissímos,correspondendo a 12% do total de casos visto dos quais receberam medicação de urgência, com anti- hipertensivos de acção rápida. Também lhes foi prescrito receituário para cumprimento permanente de terapêutica, com garantia do Chefe da Secção de Saúde de que os medicamentos poderiam ser levantados no Hospital do Dombe.

Após a actividade seguiram-se momentos de companheirismo, com um almoço peqinique . O dia 29 de Setembro coincidiu com a data de aniversário do companheiro António Carvalho Semedo. Após o almoço cantou-se os parabéns seguido do corte de bolo. Parabéns Companheiro Semedo por mais um aniversário e muitos anos de vida “.

Ainda no mês de Setembro “MÊS DAS NOVAS GERAÇÕES” o Rotary Clube do Lobito fez parte de uma Campanha de Limpeza ao Mangal e Lago Salgado do Lobito habitat dos flamingos, promovida pela Administração Municipal do Lobito, com a participação de estudantes,Forças Armadas Angolanas e Policia Nacional..

Preocupados com preservação do meio ambiente, nomeadamente a do mangal , e dos flamingos o Rotary Clube do Lobito e Administração Municipal do Lobito, estão em fase de estudo para implementar o Projecto do nosso biólogo Dr. Domingos Tomás. O Primeiro passo foi dado com a primeira campanha de limpeza, seguindo-se medidas de fiscalização ao controlo de lixo depositado nestes locais por parte da população.

Fim.

Deixe o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s