REGRAS DE NÃO COMPARECIMENTO


Os Estatutos Prescritos para um Rotary Club estabelecem três circunstâncias que levam à terminação automática da qualidade de sócio devido ao não comparecimento às reuniões ordinárias. Estas circunstâncias são: ausência ou não recuperação em quatro reuniões seguidas; ausência ou não recuperação de 60% das reuniões do clube a cada período de seis meses; e ausência a pelo menos 30% das reuniões de seu próprio clube a cada período de seis meses. Sob qualquer destas circunstâncias, um sócio perderá sua qualidade de associado ao Rotary, a menos que o Conselho Diretor do clube tenha previamente autorizado referidas ausências com base em uma justificativa boa e nobre.

Para algumas pessoas, estas regras podem parecer bastante duras. No entanto, estar presente em uma reunião ordinária do clube é uma das obrigações básicas que um sócio aceita ao se unir a um Rotary Club. As regras estatutárias apenas enfatizam que um Rotary Club é uma organização participativa que dá a maior importância ao comparecimento regular de seus sócios. Quando um sócio está ausente, todo o clube deixa de desfrutar da associação pessoal com aquele sócio. A presença de todos os sócios às reuniões do clube é considerada de vital importância para a operacionalização e sucesso do mesmo.

Conseqüentemente, o fato de qualquer rotario deixar de comparecer a quatro reuniões seguidas do clube, ou não observar os outros requerimentos de freqüência equivale a submeter sua renúncia como sócio daquele clube. Quando um clube termina a qualidade de sócio de um indivíduo devido ao seu não comparecimento, está simplesmente aceitando a renúncia do mesmo, e tal acto não deve ser encarado como uma acção de teor punitivo tomada pelos dirigentes do clube. Todos os rotarios conhecem as consequências do não comparecimento e, assim sendo, sua ausência proposital às reuniões é uma decisão consciente que é tomada visando sua retirada do clube.

Deixe o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s